Yom Kipur

 

 

Entre os dias 8 e 9 de outubro deste ano, judeus de todo o mundo celebrarão o Yom Kipur (Dia do Perdão). O Yom Kipur é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu, começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até o pôr do sol seguinte. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e reza intensa.

 

Devido à importância da data para a comunidade judaica, servidores públicos federais, estaduais e municipais (Estado e Município do Rio de Janeiro) são dispensados do exercício de suas atividades, conforme determinam a Portaria nº 855/07, a Lei Estadual nº 1410/89 e a Lei Municipal nº 2874/97.

 

Quanto aos advogados, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro expediu recomendação para que fossem acolhidos pelos juízes os pedidos de adiamento de audiências que recaiam no feriado religioso de Yom Kipur.

 

É bom lembrar que, desde 1890, com o advento da primeira constituição republicana, o Brasil passou a ser, pelo menos no papel, um Estado laico, ou seja, sem religião oficial (por mais que muitos políticos atuais ainda insistam na união do Estado com a Igreja).

 

Entretanto, se vocês forem examinar as leis que eu citei logo acima, são todas bastante recentes, o que demonstra que nem sempre o Estado foi muito tolerante com o efetivo exercício da liberdade de crença. Imagine-se, por exemplo, trabalhar durante um jejum que pode durar mais de 24 horas? É um exemplo bastante simples, mas suficiente para entender que não basta garantir o direito, é necessário criar mecanismos para seu regular exercício.  

 

Ainda em tempo, desejo à toda comunidade judaica um Feliz 5769! Shaná Tová (em hebraico, “um bom ano”)!

 

Uma resposta to “Yom Kipur”

  1. Boa noite, Chatima Tová.
    Preciso de sua ajuda. Moro em Curitiba, no meu trabalho querem que eu compence o feriado de Yom Kipur, caso contrário dizem que descontarão do meu salário. A empresa pode fazer isso? Quais os artigos que devem ser apresentados a eles para mudarem de atitud?
    Desde já, agradeço a atenção

Deixe um comentário