Coisas de milico…

Um amigo estava  pesquisando sobre cinema brasileiro, especificamente sobre os filmes do Nelson Pereira dos Santos, e descobriu essa pérola no wikipédia:

Rio, 40 graus é um filme brasileiro de 1955, com roteiro e direção de Nelson Pereira dos Santos.
É considerada a obra inspiradora do cinema novo, movimento estético e cultural que pretendia mostrar a realidade brasileira. O filme foi censurado pelos militares, que o consideraram uma grande mentira. Segundo o censor e chefe de polícia da época, “a média da temperatura do Rio nunca passou dos 39,6º C”.

Enfim, coisas de milico…

Anúncios

11 Respostas to “Coisas de milico…”

  1. Só pode ser sacanagem… Esse país não é sério. Nunca foi.

  2. Esses anos em que a criação artística ficou sufocada foram completamente deletérios para a cultura brasileira.

    Já pararam pra pensar quanto tempo depois da abertura para o regime democrático ´é que começaram a resgatar o samba e a Bossa Nova, por exemplo? A abertura foi nos anos 80 e esse resgate só começou depois do ano 2000.

    Ficou um vácuo de aproximadamente 30 anos com pouquíssima produção de arte.

  3. Aposto que se ele dependesse de um departamento de contabilidade iria ser a mesma coisa… 😉

  4. Putz! Não acredito nisso… Santa inteligência, Batman!

  5. Oi David,
    Que tempos foram esses… eu vivi alguma coisa dessa época da ditadura( mas diga-se de passagem que foi BEM DEPOIS de 1955…rsrs) e afianço de cadeira, que foi bravo!
    ( eu já comentei com vc que tive um namorico aí no Rio com um Cohen? Rogérinho… é seu parente?)

  6. nossa! da ate vergonha desse pais! cruzes! Deus me livre!

  7. Na época seria até comico,caso não fosse tragico…. mas,hj,lendo seu post eu não contive a risada…rs
    beijo.

  8. Analisemos: o Brasil tem pouco mais de 500 anos. Nao é pra tentar justificar os problemas, mas eu tenho a impressao de que todos nós adoramos criticar, reclamar, dizer que tem vergonha. Espero que todos lembrem que, na impossibilidade de iniciar uma revoluçao (sejamos sensatos: quem de voces pretende fazer isso nos proximos anos, motivado pela politica, pela violencia, seja pelo que for?), todo mundo pode tentar ser um pouco mais bonzinho com o irmao, os pais, os amigos. Pense globalmente, aja localmente. Faz sentido: tem muita gente que apela pra solidariedade com os países africanos e os moradores de rua, mas é incapaz de ajudar a mae a arrumar a casa ou dar o lugar no onibus pra um senhor com dificuldades pra se manter em pé.

    Quem é adolescente ou criança hoje irá comandar o país, invariavelmente. Os milicos foram crianças – e para eles as decisoes faziam muito sentido, assim como para os nazistas.

  9. Só pra esclarecer: eu nao tenho milico na familia e mesmo que tivesse nao acharia defensavel o que aconteceu. Nem um pouco. Apenas mudei radicalmente o foco – mais pelas análises que muitos fazem hoje em relaçao aquela época.

    Confesso que nao vi esse filme, e pretendo faze-lo na mesma semana que assistir Brasilia 18%. =)

  10. Reclama não… foi a falta de inteligência e cultura da maioria dos censores que permitiu que muita coisas passassem e outras ficassem no caminho. Dizem que alguns censores do período militar proibiram o Livro o Vermelho e o Negro (romance de Sthendal) por causa da cor comunista e liberaram o Capital (Marx) porque este, pelo nome, devia falar de dinheiro e não havia nada de mais nisso.
    Até que alguém mais esperto por lá gritou:
    – Porra! O Capital é a bíblia do comunismo…

    Aí a ficha caiu.

  11. HHAHAHAHA! Pra mim o melhor caso é um que li num daqueles 4 livros q o Elio Gaspari escreveu sobre a ditadura brasileira… uma patrulha teria apreendido exemplares d “O Vermelho e o Negro”, do Stendhal, achando que era propaganda comunista… =D
    Adoro esse povo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: