O primeiro dia útil do ano

Hoje é segunda-feira, 05 de janeiro de 2009, o primeiro dia útil do ano. Certamente os mais pragmáticos dirão: “Mentira, o primeiro dia útil do ano foi sexta-feira passada, dia 02!”. Outros, mais inclinados aos festejos, alertarão: “O ano só começa depois do Carnaval!”.

Com todo o respeito que merecem as opiniões contrárias, é impossível começar qualquer coisa numa sexta-feira, assim como é igualmente impossível esperar até março para colocar em prática todos os planos que povoam nossos pensamentos. Nem tanto à terra, nem tanto ao mar, meus amigos. Hoje é o primeiro dia útil do ano, conformem-se.

Mas nem tão útil assim. O que se vê são as pessoas vagarosamente retornando às suas atividades, tomadas de verdadeira preguiça existencial. A essa altura, muitas das promessas de fim de ano, depois de tanto espumante, já escoaram pelo ralo da memória. E nada mudou. Quem era duro continua duro; Quem estava acima do peso continua acima do peso (ou mais ainda depois de tantos quitutes); E quem torcia para time da Segunda Divisão continua torcendo para o mesmo time.

Isso sem falar nas famosas despesas de começo de ano: IPTU, IPVA, seguro do automóvel, anuidade do conselho profissional (OAB, CREA, CRM, etc.), lista de material da escola, uniforme, renovação de matrícula… ufa!

E assim, em clima de ressaca, amanhece o primeiro dia útil do ano: cara amassada, calendário amassado e, para alguns, mais afortunados, lembranças de belos amassos.

Por mais que seja duro encarar a realidade, animem-se, pois ainda temos 360 dias pela frente.

Anúncios

17 Respostas to “O primeiro dia útil do ano”

  1. Dor de cabeça, dor nas costas, moleza. Segunda – feira, primeiro dia útil do ano e dia internacional da dieta.

  2. Até concordo que não dá pra esperar até depois do carnaval para executar nossos projetos, mas não se iluda: o ano só vai engrenar, mesmo, no dia 2 de março, segunda-feira, depois do desfile das campeãs. Até lá só se faz o inadiável. Aí vamos ter mais caras amassadas, contas amassadas, muitos amassos (no nosso caso com nossas digníssimas e inigualáveis respectivas) e, claro, as dietas pós-carnaval.

  3. Sarita O. Says:

    Meu ano começou hoje, definitivamente. Não tem nada mais início (e mais ressaca) do que a primeira 2a feira útil do ano… =/

  4. Muito bom!

    Seus argumentos são válidos!

    Cada pessoa pode começar o ano quando quiser!
    Tem gente que nem começa o ano esse ano não vivenciando nada!
    Depois do carnaval vem a pascoa, aí imenda em outro feriado mas ain esta proximo do outro. Tem pessoas que passam o ano todo protelando!

    Gostei!

    Parabens!

  5. amiguinho: anos nunca terminam ou começam – uma voltinha em torno do sol e nada mais…precisar determinar um dia para começar o ano…nao é necessario…todos os dias sao uteis.

  6. Acordar cedo com chuva e o carro na oficina… Meu primeiro dia não foi tão bom… E 360 dias pro final é desanimador…

  7. Começar tudo de novo!!
    Mas concordo com o Andre Leite, é apenas uma voltinha em torno do sol…
    Será que se o ano tivesse 30 dias iríamos fazer promessas de mudanças a cada mês? Mas é isso, vivemos de convenções…

    Um bom ano pra nós então.

    Abraços

  8. Humm, meu ano de trabalho só começará na segunda dia 12… E mesmo que já tenha se passado pelo menos seis dias úteis, tenho a ligeira impressão de vou conseguir recuperá-los ao longo de 2009.

    beijão e feliz 2009

  9. Devo confessar, que essa conversa que o ano só começa depois do carnaval me irrita profundamente! Por essas e tantas outras que o Brasil vive na M*…

    O meu primeiro dia útil foi na sexta-feira mesmo, até porque não estava começando nada, mas, dava continuidade. Ainda bem, que eu tinha o que fazer, rss…

    Beijos

  10. Não é só no Brasil que o ano começa em março não.. se voces repararem bem, em cidades onde neva abundantemente, o ano só começca quando o inverno acaba, porque antes disso é impraticável sair de casa pra fazer qualquer coisa…
    A única diferença é que criamos nosso motivo.

  11. Mas ontem a academia estava bombando! Foi o dia internacional da consciência pesada coletiva. Todo mundo que comeu horrores durante as festas voltou lá para malhar; e o que tinha de gente fazendo matrícula também não está no gibi. Vááááários gordinhos colocando em prática seu New Year Proposal.

  12. Acho que o primeiro dia util do ano deveria ser um feriado do dia internacional da dieta, dos novos planos, da esperanca de um ano melhor… isso sim!

  13. Ah David,começar ano com divida do ano passado,como ipva,é dose.
    Mas apesar de ser sempre assim,eu nunca me acostumo,sempre reclamo!rs

    beijos.

  14. corrigindo,

    * e mais ipva

  15. Por isso que esse ano (na verdade, no ano passado) eu criei a seguinte teoria: acabou o ano, precluiu. As obrigações contraídas em um ano e com vigência apenas para o tal ano não podem ser prorrogadas. Isso me poupou muita dor de cabeça, sem contar que eu avisei algumas pessoas sobre isso, então acabei matando diversas pendências… Começar o ano “zero bala” foi muito interessante.. =)

  16. “Dia útil”. Engraçado.

    Deram esse nome como se utilidade estivesse estritamente ligada ao trabalho. Mas os encontros nos bares também são bem úteis, e nisso todos concordamos. Se não os bares, as praias, os cinemas, teatros, boates, locadoras…

    🙂
    Um abraço, e um ótimo ano pra você e pro seu blog.

  17. Gostei da teoria “o que passou, passou” da Sarita. E acho importante estabelecermos um marco para o início de um novo ciclo que pretendemos começar (e que juramos de pés juntos que vamos cumprir à risca!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: